terça-feira, 8 de junho de 2010

Um novo Cruzeiro

Foto: VipComm/Arquivo
Hoje o técnico Cuca foi confirmado como novo comandante celeste. Confesso que ele está muito aquém do que eu esperava. Quando ouvi a diretoria dizer que traria um técnico de ponta, pensei em Felipão e, mais ninguém. Entretando, houve negativa dele e também de Ney Franco e Joel Santana.

Nesta noite, durante o programa "Bastidores" da Rádio Itatiaia, o grande Juan Pablo Sorín disse que a diretoria sondou através dele os argentinos José Pekerman e Carlos Bianchi. Os dois foram treinadores da Seleção Argentina. Acho que o objetivo da diretoria, com esses dois nomes, seria o de ter quem cobre raça dos atletas, que andam apáticos. Biachi teria dito que quer curtir a aposentadoria, enquanto Pekerman provavelmente não teve um acerto financeiro.

É muito difícil um técnico estrangeiro dar certo no Brasil. Poucos obtiveram algum sucesso. Os casos mais recentes foram de desastre. Daniel Passarela não conseguiu colocar o Corinthians nos trilhos. Jorge Fossati, mesmo classificando o Internacional para a semi-final da Copa Libertadores, não resistiu às críticas e saiu do time gaúcho.

Cuca fez trabalhos razoáveis no Botafogo dentro do Campeonato Carioca, mas sempre sofria com a sina de pé-frio e eterno vice. Só no ano passado ele conseguiu conquistar o estadual, pelo Flamengo. O último trabalho notável dele foi pelo Fluminense no ano passado, quando evitou que o time fosse rebaixado no Brasileirão. Todos os matemáticos diziam que o tricolor tinha 99% de chances de rebaixamento. Mas ele e seus comandados reverteram a lógica e se livraram da segunda divisão na última rodada.

Neste ano, porém, o Fluminense não engrenou, apesar de ter avançado às quartas-de-final da Copa do Brasil. Ele então foi dispensado e estava desempregado até hoje. Não sei é a melhor opção para o Cruzeiro. Penso que os jogadores precisariam de um general neste momento, alguém tipo um Felipão, para que eles se sentisse pressionados e começassem a jogar de verdade.

Em 2007, quando o Cruzeiro dispensou Dorival Júnior para contratar Adilson Batista, eu estava passando uma temporada nos EUA. Lá em Nova York, pela internet, eu acompanhava ansioso a preparação celeste para o ano de 2008. Não concordei com a saída de Dorival. Ele havia pegado o time com a temporada em andamento e quase foi campeão. A zaga instável prejudicou o excelente desempenho do ataque na época. Fiquei extremamente desconfiado do Adilson que estava por vir e também critiquei.

Com o passar do tempo, Adilson montou um Cruzeiro competitivo, que disputou com um bom desempenho todos os campeonatos que disputou, com a exceção do estadual deste ano. Assim como em 2007, fui contra a saída do treinador, mas, desta vez, foi ele quem pediu demissão. Ele não aguentou a pressão de parte da torcida e da imprensa.

É por isso que, apesar de hoje não concordar, espero que Cuca nos surpreenda e dê muitas alegrias para a China Azul. Quero poder, depois do Brasileirão, dizer que o treinador queimou minha língua.

Um comentário:

Anônimo disse...

VERDADE QUE TEMOS PROBLEMAS NO TIME RESERVA, QUE NÃO TEM SUBSTITUTOS PARA OS ARMADORES TITULARES ROGER E MENTILLO. VERDADE TAMBEM QUE CUCA E SUAS INFAMES SUBSTITUIÇÕES COLOCANDO EWERTON E DUDU PARA DECIDIR SEJAM UM PROBLEMA.


MAS A ORIGEM DE TODOS OS PROBLEMAS É O VIADO DO PERRELA.
DEPOIS QUE DESCOBRI QUE É TUCANO E VICE DO ITAMAR TUDO SE EXPLICOU.
SÓ PENSA EM POLÍTICA E EM SEU PRÓPIO LUCRO.
NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL. AQUILO É UM CÂNCER NO CRUZEIRO.
NÃO SEREMOS RESPEITADOS MUITO MENOS O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES ENQUANTO ELE ESTIVER NO CRUZEIRO.

POR ISSO LANSO A CAMPANHA, E QUE TODOS CRUZEIRENSES COMPROMETIDOS ABRAÇEM A CAUSA:



FORA PERRELA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!



POR FAVOR DISCEMINEM A CAMPANHA!